Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Nem todo o emigrante quer regressar

Em Angola está-se despreocupadamente na boa. Eu não estou, mas os nativos sim e quando me refiro a nativos, falo dos angolanos e dos estrangeiros que cá estão mas que não pensam em sair daqui.

Já conheci, dois angolanos, um a viver em Londres, membro da direcção da Sonangol e outro, a viver em Lisboa, apresentador conhecido de TV angolana que não trocavam os seus locais actuais por nenhum sítio de Angola.

Engraçado que falei com eles, algum tempo depois de ter vindo pela primeira vez a Angola, e não compreendi o porquê desta atitude. Principalmente, porque já visitei três ou quatro países da Europa e três ou quatro de África e penso sempre que só estou realmente bem no meu país.

Ainda pensei que fosse por terem passado muito tempo fora de Angola e, como tal, não tinham raízes angolanas mas nem é por isso. Ambos viajam frequentemente para cá, portanto até podiam ter, no mínimo, aquele sentimento afectivo dos turistas ou, sendo angolanos com família em Angola, podiam ter no coração aquela nostalgia que tanto caracteriza os emigrantes.

Resumindo, os laços afectivos que têm com o seu país de origem são nulos. Pior ainda, é o facto de ambos serem trabalhadores da nação angolana, pagos com o dinheiro do Estado mas fora do país, e mesmo assim não têm aquele sentimento forte de nacionalidade que tanto caracteriza o emigrante português, cabo-verdeano, até o americano e etc...

E esta conversa toda porquê?

Porque eu, na altura em que falei com estas duas pessoas, senti um certo "descrédito patriótico" da parte deles e isso fez-me confusão sobretudo vindo de quem está longe do seu país, como eles estão, e até me pareceu, em certa medida, uma atitude de alguém ingrato.

Faço aqui uma pausa para entenderem que eu estava a ter esta conversa com eles, uns meses após uma breve visita que eu tinha feito a Angola onde fiquei impressionado com o país.

Não compreendi a atitude deles mas agora compreendo. Mais tarde explico-vos porquê.

Sem comentários: