Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MPLA vs UNITA

Os angolanos têm dois grandes partidos que estiveram em guerra civil (esqueçam a FNLA que essa está moribunda). E o problema é que essa guerra terminou pela morte do líder do partido que a fez contra as forças governamentais da altura (de 1992 a 2002). É quase a mesma coisa que se na Alemanha, após a 2ª Grande Guerra, o partido nazi continuasse a concorrer às eleições. Um partido que levou um país inteiro para guerra com outras nações, com o suposto apoio da população, não conseguiu sequer continuar legal após a derrota. Como se espera que um partido, a UNITA, que lutou pela soberania de Angola entre 1975 e 1992, e que depois, descontente com os mais de 17 anos de guerra, partiu para conflito novamente quando a população acreditava na paz.
Se calhar temos que ver isto à escala dos angolanos, e não à nossa: Por causa da UNITA, Angola perdeu 10 anos ( não conto com os 17 de guerra pela soberania, porque aí o povo ainda não tinha sido ouvido).
Agora se o MPLA, que representa a maioria deste Governo, se tem tido uma governação justa... Isso já é outra conversa. Mas numa coisa acredito, a UNITA não vai conseguir sair do estigma de um partido que fomentou uma guerra sem apoio popular, ou pelo menos terá um apoio muito diminuto.

Sem comentários: