Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os dias após as eleições de Angola

No dia 6 de Setembro as Assembleias reabriram e tudo correu dentro da normalidade. Às 19h terminou o escrutínio. Sem confusões nem violência, aliás a polícia espalhada pela cidade actuava com eficácia quando algum conflito ameaçava emergir.

No dia 7 de Setembro algumas previsões já apontavam para que o MPLA fosse o grande vencedor. Apesar de Samakuva ter entreguem o pedido à CNE para a impugnação das eleições. Mas, a resposta a este pedido só se saberia no dia 8, segunda-feira.

No dia 8 de Setembro a CNE rejeita o pedido do líder da UNITA e legitima as eleições que decorreram no dia 5. Luisa Morgantini, chefe dos Observadores da UE, dá uma conferência de imprensa para apresentar os primeiros dados. Refere que as eleições correram bem, que houve situações que atrapalharam o processo eleitoral, como os atrasos de entrega dos cadernos eleitorais e outras situações pontuais e que dentro de dois meses, no relatório final, serão divulgadas. Quando os jornalistas lhe perguntaram se achava que as eleições tinham decorrido de forma transparente e justa, a resposta foi apenas: Não se pode responder tão incisivamente, tem de se analisar caso a caso. No entanto, mostra-se satisfeita com o processo e congratula o Governo de Angola por ter dado este passo para a Democracia do país.
Entretanto, o MPLA no final deste dia lidera com 81,62 % dos votos.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom trabalho! É pena não poder ler os vossos trabalhos, mas já é bom poder ler o "cheirinho" que aqui deixam.

E sempre é diferente ler a visão de alguém que está a viver aí, já que os comentários dos que cá estão, já se sabe, são sempre os mesmos.

De qualquer forma, e resumindo, vai continuar tudo na mesma, não é?...