Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Músicas

Sabem do que mais gosto aqui de Angola? É da riqueza das letras angolanas. Quem conhece músicas como a "Ngaxi", "O meu patrão", "Ti paciência", "Pequena" e "Tem mulher que bate no homem" sabe do que falo. Para os que não sabem deixo aqui pequenas sinopses do que tratam as músicas e excertos das letras já que ainda não sei puxar sons para aqui (entretanto aceito aulas):

Ngaxi: Esta música é tocada pelo cantor Cristo e trata a história de uma rapariga que ganha um concurso de beleza, vai para Portugal e depois de andar na alta roda da moda volta a Angola onde finge não conhecer os vizinhos e nem os amigos.
O refrão é:
Ngaxi, ngaxi uacodiua (esta é a pronúncia da palavra não sei é se é assim que se escreve) Chaparia por fora está bala
Mas motor está a babar olho (Oleo)
(aqui qq palavra que tenha um i ou e a seguir a um L é lida como se tivesse "lh" tipo familha (em vez de família), até dois mil e oito já ouvi dois milhoito.

O meu patrão: Esta música é cantada pela Ary com auxílio do Yuri da cunha. Uma mulher casada é aumentada no emprego e o marido desconfia, mas como ele está desempregado tem de ficar calado e comer ou então bazar. Aliás ele passa mesmo a ter a certeza do que se passa entre a mulher e o patrão e diz "se deixar esta dama e arranjar outra m'boa, vai ser sempre a mesma coisa..."
Refrão:
Não pergunta muito se não queres
Aproveita a onda se não queres
Vou deixar sair
Vou deixar sumir
Você em casa não estás a contribuir
Tradução: Olha é assim: Tens dinheiro, tens a casa recheada, se quiseres ir podes ir andando, porque não tens posto nada em casa o melhor é aproveitares.

Ti Paciência: Cantada pelo musico Maya Cool, o rei das músicas sobre os verdadeiros problemas da sociedade angolana com todos os condimentos e diálogos apropriados à situação musicada.
O Ti Paciência é um kota que casou com uma segunda mulher depois da primeira ter fugido com um tipo, só que esta é uma maluca pois "onde ela saiu foi a rainha da noite, mamãe kadilé tá a dizer que é pouca sorte" e o problema é que o homem até podia "deixar a dama que tem, pegava uma catorzinha mas a idade que não perdoa". O maior problema é que "toda a gente lá do bairro quer saber quem é o marido dessa senhora: Quem é o marido dela? Eu não conheço Uéh, Quem é o marido dela? Nunca le vi uéh".
Refrão: "Ti Paciência, tem paciência"

Pequena: Outra pérola de Maya Cool, esta tinha que vos escrever a letra toda deixo só o início e o refrão.
Hum tava na cubico ué
a relaxar com uma bitola
com toda a familha
como mandam os costumes da banda
de repente éh
celular toca a mulher foi atenderéh
uma mensagem: querido quero te veréh
(em fundo ouve-se: problema, problema!)
Panelas no ar, mulher está a chinguilar
(ouve-se no fundo: Maaaakaaaaa!)

Refrão:
te juro não tenho nada com ela filha
só lhe dei boleia ficou com o meu contacto

Ok com a música teria mais piada, vou ver se consigo pôr som aqui.

1 comentário:

m_Larus disse...

Concordo plenamente!!!

Eu gosto em particular da "Patrão" da Ary com o Yuri da Cunha!!! está muito bem conseguida!

Ass.
Um habitante das cidades "L"...