Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Isto foi o que Angola me deixou

Hoje acordei assim.....
Uma saudade das terras vermelhas de Angola, da despreocupação de não ser eu a pagar as contas, do calor, da inércia, de haver sempre solução para todas as "makas". Porquê que acordei assim??? Não sei. Tudo corre bem. Um trabalho bom e uma vida bem mais estável não são indicadores de que possa, alguma vez, ter saudades da inconstância de lá. Mas tenho.
Tenho medo de não poder voltar, de ficar presa às garras europeias que nos cozinham uma vida que não é fácil fazer planos para ir a África. Estou finalmente agarrada ao medo, ao famoso medo típico dos tugas. Temos medo, vivemos com medo e nostalgia, vivemos pacificamente tristes. Foi hoje que olhei à minha volta e tive frio, ouvi silêncio e pensei onde está a confusão????
Isto foi o que Angola me deixou...saudades. Não de tudo, nem de todos, mas saudades.
E o que deixei eu em Angola???? Eu acho que nada. Fui apenas uma transeunte que por lá passou, nada nem ninguém se recorda mais.....

5 comentários:

m_Larus disse...

Vimos para aqui, e pensamos vir cumprir uma missão, mas quando demos conta já África se instalou em nós... é algo que não se explica, compreensível apenas por quem cá passa... e perguntamo-nos como podemos nós ter saudades de um local tão... caoticamente belo!? Sim... a natureza aqui é bela (fora da cidade) e a natureza humana confusa... mas de alguma forma.. ficam em nós...

Anónimo disse...

pATALÓGIKA..
olá. Não nos conhecemos. Encontrei o seu blog pq pesquisei no google " viver em luanda".
Luanda, significaria o quê para uma mulher na casa dos 40, dois filhos, habituada a dar aulas e que detesta estar em casa, na hipótese do marido estar a ser assediado para uma função daquelas "com tudo pago" etc e tal..?

Patalógika disse...

Olá

Não sei se irei conseguir responder à tua resposta. Infelizmente a percepção de viver em África, mais concretamente em Luanda diverge de pessoa para pessoa. Quando fui já gostava da ideia de lá viver. Angola fascinava-me e tive a sorte de já lá ter estado anteriormente.
Gostei e digo a toda a gente que foi a melhor experiência da minha vida, mas ATENÇÃO, não é um El Dourado, quem vai a pensar que é só facilidades e boa vida é melhor esquecer. Angola é difícil, mesmo para quem tenha condições boas. É um país de terceiro mundo, tudo está por fazer. Leva-nos, por vezes à loucura, porque ninguém faz nada, porque há corrupção, porque há falta de luz quando precisamos, porque há trânsito, porque não há quase lojas nenhumas, porque tudo é caro. Não cara leitora não é fácil. No entanto, Angola tem um “não sei o quê”... algo que nos deixa encantados. Depois de nos habituarmos ao "modus" de vida podemos apreciar as paisagens, os centenários embondeiros e o calor. Tudo parece ser simples, por vezes há dias que contemplamos uma imensa felicidade.
Por isso, cara leitora arriscar é o meu conselho, mas sabendo que vais ter vontade de fugir, de berrar, mas se aguentares vais gostar, se te habituares vais sentir falta quando lá não estiveres.
Porque pensa há sempre um avião que te traz de volta se não gostares....

Anónimo disse...

Obgd pela resposta Patalógika.
O assunto resolveu-se com a decisão de não se ir.
Julgo que não aguentaria prescindir de coisas rotineiras e simples como ir tomar um café ou dar uma volta para dscontrair numa rua cheia de lojas, num museu, num centro comercial em dias de neura, aquelas coisas que eu acho que só nós as mulheres sabem o que são e o que valem.
Felicidades e até sempre

Li disse...

Olá Patalógika! Encontrei o teu blog pq pesquisei "viver em luanda". Eu adiei durante 2 anos a ida do meu marido para Luanda. Por medo, sim... de tanta coisa que nem te sei dizer quais. Nem sei se fazem sentido. Mas pronto. O meu marido voa para Luanda dia 6 de Agosto. Eu irei quando ele regressar ao fim de 90 dias... Tenho medo sim... mas Esperança tb... que esse não sei o quê me possa de alguma encantar como a ti. Vou preparada para todas essas dificuldades do dia a dia. Achas que Esperança e consciência que nao é um "El Dorado" são suficientes para resistir e deixar lá algo feito?