Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Sabes que isto também farta!!"

Hoje vou-me deitar com saudades de Luanda, saudades do casal Bicheiro e da sua casa, saudades da amiga xana e das suas baratas, saudades do bafo quente e ar húmido do Cacimbo.
Deito-me com saudades porque no outro dia telefonei para o Lugar L e do outro lado recebi um olá triste, cansado e saudosista.
Perguntei:
-Então que se passa?
-Olha estou cansado disto. Sabes que isto também farta!!

É verdade, Luanda cansa até ao ponto de querermos chorar.
Chegava a casa, tirava uma Cuca do frigorífico, ligava o AC, ligava a televisão e sentava-me no sofá completamente estafado, farto do trânsito, farto da confusão, farto das complicações no trabalho.

Por estranho que pareça tenho saudades disso, saudades de quando ligava aos amigos só para desabafar, para ir a casa deles e dizer mal de tudo e todos, sentir que era compreendido por eles (pois todos, volta e meia, se sentiam como eu) ria-mo-nos e de manhã lá voltávamos à luta.

Abraço malta, força aí que isto aqui é mais fácil mas deixa-nos dormentes e sem identidade. Acreditem...

1 comentário:

Patalógika disse...

Entendo o que queres dizer... Contudo, acho que a saudade é de uma vida onde as preocupações não eram propriamente as mesmas. Ali vivia-se stressado sim, mas alienado. No lugar L era permitido estar aborrecido, descontente e stressado, mas podias ir a casa dos amigos porque lá toda a gente passava o mesmo. Aqui fazes parte desta sociedade, fazes parte desta maneira de ser portuguesa e sobretudo não tens aquele pequeno detalhe de abrir a cuca e pensar como seria bom estar em Portugal. Aqui, na tua terra já não podes pensar no regresso porque já estás aqui, em Portugal fazes parte do sistema, por isso não podes ser outsider. Enfim, amigo aqui temos tudo que gostamos e damos valor, mas lá sentíamo-lo com mais força e os amigos abriam-te a porta com mais facilidade.... Conclusão: lá há tempo para te ouvirem. Será que dava para eu levar daqui algumas pessoas e um pouco de civilização? É que assim era possível voltar. Tenho saudades, muitas. No entanto, quando lá estava tinha muitas saudades de cá... E esta hein???