Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

De volta a Lisboa, de volta à realidade

Desde Novembro de 2008 que estou em Portugal, há mais ou menos dois meses, mas só agora regressei à rotina de um país "civilizado". Estive numas férias bimensais entre o regressa ou não regressa a Luanda, a viver o descanso de quem perdeu uns anos de vida com o quotidiano angolano, e a viver como alguém que não tem outras responsabilidades que não as de longo prazo (tudo o que envolva uma vida mais "adulta", desde sair da casa dos pais a todos os padrões de vida que nos são incutidos desde pequenos). Resumindo: estive de férias sem trabalho certo no retorno das mesmas.
Agora arranjei um emprego na área, nada de fora de série, mas pelo menos consegui o impossível, nos tempos que correm, um trabalho em jornalismo.
Neste lugar L (Lisboa) também há trânsito, mas há frio e há pessoas que nem notam que existimos, não me sinto incomodado com isso, mas noto a diferença.
Em Luanda as pessoas olham para ti, reparam em ti na rua, eu sentia que não conseguia passar despercebido ao percorrer as ruas luandenses, aqui somos mais um na multidão.
Falta aqui qualquer coisa, sejam os vizinhos e seguranças a quem dizia bom dia na entrada dos prédios onde vivia e onde trabalhava, seja o puto que me diz que me vai lavar ou controlar o carro.
Neste lugar L não temos que interagir com desconhecidos, só mesmo em momentos de ruptura (qualquer atrito que exista na estrada, rua ou metro).
Aqui vivo a rotina da civilização moderna, sou mais um entre muitos, lá era o "pula", o "tuga", o "tigas", o "cota" ou o "padrinho".
Não são saudades (por muito que as tenha mais em relação aos amigos), é apenas uma análise.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pensava que não voltarias a este lugar I(Internet).
Penso que o que relatas se trata de uma sociedade "desenvolvida" e onde apenas a rotina faz qualquer tipo de sentido...
Uma sociedade de "robots" talvez!:)

Patalógika disse...

olá colega e parceiro desta aventura. Sei que podia escrever neste blog e fazer o meu post, mas não. De certa forma penso o mesmo contudo, chegou a hora de seguir em frente. Saudades de Luanda???? Terei sempre.....
Apesar de tudo amei a experiência, por muito que digam que é dificil é absorvente. Se volto?? Não sei, mas está na hora de agarrar o que tenho..... heheheeh Claro que volto

Anónimo disse...

Por vezes venho cá dar uma vista de olhos de como estão vocês!:)
Daqui a dias terei um colega a ir para Luanda!lol
Apesar de nunca lá ter estado penso que é um lugar a parte!:)
Algo diferente!:)