Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jipalo - A doença da traição

Saímos de casa em direcção à cidade e vínhamos a ouvir rádio, dava o programa "Mito ou Verdade" na LAC (Luanda Antena Comercial).
Em pleno século 21 a questão que se impunha neste programa era:
-A doença Jipalo (ou será Gipalo ou Gipahlo, não sei) que ataca as crianças bebés, é Mito ou Verdade.

Pára tudo, pensei eu:
-O que é isso do Jipalo?

Responde o locutor:
-Jipalo é a doença que os "mais velhos" dizem que os bebés apanham devido ao pai ou mãe namorarem fora do casamento. As crianças ficam com febres altas e muita diarreia. Vamos em directo para a rua com a nossa repórter.

Reporter:
-Hoje estamos no bairro da Maianga para procurar saber se as pessoas consideram que o Jipalo é "mito ou verdade".

Durante uns 10 minutos houve pessoal que dizia que era verdade "porque já tinha acontecido com um amigo", outros que diziam que era mentira e outros que diziam que era verdade "porque os mais velhos diziam que era verdade", e outros que diziam "Ah Sei! Aquela doença que faz com que os bebés tenham diarreias a cheirar a ovo podre".

Mais 10 minutos de entrevistas na rua com pessoas que diziam que a culpa era das mulheres por irem namorar fora "e a diarreia e a febre era mais forte", outros diziam que era culpa do homem e que bastava "ele tomar banho antes de pegar no bebé"

Entretanto o Locutor começa a receber chamadas, até que recebe a chamada de um rapaz que diz que é verdade e o porquê:

-É verdade sim! A minha mãe trata esses casos todos os dias!!

Locutor: -E será possível falar com a sua mãe?

Rapaz: -Eh! Acho que sim ela está na cozinha!

Locutor: -Então passe-lhe a chamada!

O rapaz abafa o telefone e ouve-se, "maããããããããããe tão aqui na rádio a falar sobe jipalo e quê, o senhor quer falar contigo!"

Locutor:-Boa noite a senhora trata casos de jipalo?

Senhora: -É sim!

Locutor: -E como é que trata?

Senhora: Quando essas miúdas ou homens estão casados mas andam aí a namorar, o bebé fica muito doente. Então tem de se fazer um tratamento de erva de jipalo. É só ir no mercado e pedir nas zungueiras. Depois faz-se um chá mas a mãe não pode tocar no bebé durante uma semana.

Entretanto cheguei ao meu destino e incrédulo desliguei o rádio e fui à minha vida

7 comentários:

Unknown disse...

Sacanagem! Deverias ficar mais uns 10 minutinhos no carro para aompanhar o final da história! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Unknown disse...

É verdade acontece sim

Brito Júnior disse...

Desligaste muito Cedo phâ!
Possas, agora não sabemos como ficou. Se é Mito ou Verdade.

Unknown disse...

Bem gostaria de saber se é apenas namorar ou ter relação sexual com outra parceira?

Arcanjo Sedutor disse...

...

Anónimo disse...

Estou a precisar de ajudar,estou na mesma situação por favor,entrar em contacto comigo...929-654-147 Me chamo Adnan

Anónimo disse...

Qual é o nome desse medicamento?